Nossa Casa

Viviane Moreira

 

Para quem estuda ou trabalha na PUC-Rio, conviver com os animais é uma façanha, ou, ainda, “aventura” ou “feito heroico”, porque podemos encontrar desde fofos gatinhos, garças, borboletas, joaninhas aos corajosos macacos pregos que, vez ou outra, “implicam” com os funcionários da limpeza e os gambás que dão trabalho aos da manutenção. E, se você quiser silêncio e se embrenhar pela nossa densa mata, pode até dar a sorte de encontrar algum outro animal mais “interessante”, que pode pôr à prova sua coragem.

O campus da PUC-Rio é um espaço que naturalmente nos convida a “aprender a aprender”, com esses irmãos e irmãs de nossa Casa Comum. Aqui, é possível silenciar o coração e ouvir o barulho das águas do rio, modular o olhar para apreciação de orquídeas e árvores presentes em todos os caminhos, sentir o cheiro da fruta no pé e acolher o exemplo dos bambus que vergam com o vento mas não se quebram.

Mais que a lição acadêmica, a PUC-Rio nos ensina a admirar a beleza da natureza para além dos livros ou das pessoas, como ensina o Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’:

 

O ideal não é só passar da exterioridade à interioridade para descobrir a acção de Deus na alma, mas também chegar a encontrá-Lo em todas as coisas, como ensinava São Boaventura: « A contemplação é tanto mais elevada quanto mais o homem sente em si mesmo o efeito da graça divina ou quanto mais sabe reconhecer Deus nas outras criaturas ».

Carta Encíclica Laudato Si’, nº 233

 

Fotografias: 

Gabriel Libório

Pedro Almeida

Camila Almeida

 

Entre em contato!

Tem algumas dúvida? Gostaria de entrar em contato conosco? Deixe aqui sua mensagem!

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001

PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?