Nº4. Lusofonia na literatura infantil e juvenil

Esse trecho de As aventuras de Ngunga (1973), de Pepetela (escritor angolano), auxilia-nos a introduzir o tema da emergência da literatura infantil e juvenil nas jovens nações africanas de língua portuguesa (Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe), fenômeno tão recente quanto as suas independências. Por volta de 1975, esses países (re)nasciam, após cinco séculos de dominação portuguesa.

leia mais

Nos últimos anos, a ilustração de livros para a infância conheceu, em Portugal, um crescimento e uma visibilidade ímpares, com impacto internacional relevante, ao nível da obtenção de prémios e distinções de vários tipos, presença em vários tipos de certames e convites para eventos variados. As repercussões deste interesse crescente pela ilustração portuguesa estendem-se à edição da literatura infantojuvenil, com a tradução para vários países…

leia mais

O presente texto analisa os títulos para infância do escritor moçambicano Pedro Pereira Lopes, Kanova e o segredo da caveira (2013) e A história de João Gala-Gala (2017), em coautoria com o músico e também moçambicano, Chico António, ambos publicados pela Escola Portuguesa de Moçambique; sendo que o primeiro está no Brasil com a chancela da editora Kapulana, buscando estudar a temática e as características dessa escrita.

leia mais

…Até hoje me pergunto sobre o que teria acontecido em minha vida, se pelo menos uma vez eu não tivesse levado para a reunião a minha Mala de  Leitura, mas não podemos lutar contra a força daquilo que precisa acontecer. Seria bom que eu tivesse, só desta vez,  deixado a Mala em casa e levado só os brinquedos e as outras peças da exposição? O que teria acontecido? E foi assim que tudo aconteceu…

leia mais

A equipe da Revista Cátedra Digital teve o prazer de conversar com o ilustrador Rui de Oliveira em seu estúdio sobre o seu livro África Eterna, em que texto e imagens nos contam um pouco do continente africano. Rui falou sobre a elaboração do livro, as técnicas usadas nas ilustrações e a repercussão deste seu trabalho. Imperdível!

Entre em contato!

Tem algumas dúvida? Gostaria de entrar em contato conosco? Deixe aqui sua mensagem!

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001

PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?