A língua portuguesa na África

 Rui de Oliveira

linhaluso3

 

A língua é, sem dúvida, um forte elo de identidade e de afirmação dos povos. Ela é um dos mais autênticos meios de expressão da nacionalidade, e, na arte da poesia, um de seus momentos52 - 53 culminantes.

A língua portuguesa – essa bela herança que recebemos – é um tesouro que devemos preservar e aprimorar. Sendo uma língua viva, a quinta mais falada no mundo, não está imune às transformações ocorridas com o tempo, principalmente por força das culturas e povos diversos que a praticam.

A partir do século XV, com a expansão marítima, Portugal espalha a língua portuguesa pelo mundo. O idioma chega, assim, aos mais longínquos recantos do planeta: Macau (China), Goa (Índia), Timor Leste (sudeste asiático), América (Brasil) e finalmente África. Neste continente são cinco os países, antigas colônias, que têm o português como idioma oficial: Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Moçambique.

Nesses países o idioma português convive e se enriquece com ou outros idiomas e dialetos, chamados crioulos, cruzamentos linguísticos do português  com idiomas africanos. Em Moçambique, por   exemplo, além da língua portuguesa, língua oficial, falam-se idiomas originários do grupo banto, como o chona, o maconde e o tsonga.

Em sentido inverso, esse cruzamento de falares tem sua culminância no Brasil. Os influxos internos – indígenas – e externos –africanos – resultaram no enriquecimento da língua portuguesa.

Apesar da grande diversidade de falares da língua portuguesa, da incorporação e aportuguesamento de vocábulos nativos e das mudanças de pronúncia e escrita, ela se mantém estruturalmente em unidade com o português de Portugal.

Na Lusofonia, uma extraordinária façanha é a unidade do idioma em um território continental como o Brasil

Entre em contato!

Tem algumas dúvida? Gostaria de entrar em contato conosco? Deixe aqui sua mensagem!

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001

PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?