Editorial| Nº6

A edição nº 6 da Revista Cátedra Digital traz o tema Paisagens. O trabalho de parceria entre a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio e o Departamento de Geografia da mesma Universidade, que culminou com a sua produção quer mostrar um novo olhar sobre a interferência humana na natureza e como essa ação provoca uma transformação das paisagens.

 

Inegavelmente, a temática do meio ambiente está na ordem do dia. É urgente assegurar a vida das futuras gerações e isso só será possível através da reflexão e da adoção de medidas reais de preservação da natureza e de todas as espécies que vivem nela – inclusive a humana.

 

Mesclando, pois, reflexão acadêmica, literatura, arte, religiosidade e memória, esta edição quer mostrar que é possível ir além e adotar uma postura multidisciplinar que garanta a convergência de ações em prol da sustentabilidade e da preservação.

 

Na seção Temática, os artigos de Marcela Stucker Kropf – Educação ambiental: características, tendências e sustentabilidade –, Joana Stingel Fraga – História ambiental, um caminho para superar a dicotomia entre sociedade e a natureza –, Gabriel Paes da Silva Sales e Rejan R. Guedes-Bruni – Floresta da Tijuca: paisagem de memória, história e biodiversidade –, Rodrigo Penna-Firme – Ecologismos de ricos e pobres: quais os caminhos da sustentabilidade? – e, Rogério Ribeiro de Oliveira – Um réquiem ou um hino de aleluia para a Mata Atlântica? – conduzem o leitor pelos caminhos da pesquisa nas áreas da Geografia e do Meio Ambiente.

 

A chuva aplaina os sentidos do mundo, poesia de Érico Braga Barbosa Lima, Bordados, imagens dos bordados de Marcela Fernandes Carvalho, e Nossa Casa, seleção de imagens do campus da PUC-Rio, compõem a seção Outras Palavras, introduzindo o leitor em um modo diferente de perceber as diversas paisagens que se apresentam aos olhos humanos.

 

Em Parcerias, Adi Estela Lazos Ruiz, pesquisadora do Centro de Pesquisas em Geografia Ambiental da Universidade Nacional Autônoma do México, conta em Olhar a Paisagem do Rio de Janeiro, a sua experiência como observadora da transformação da paisagem de uma cidade que compartilha seu espaço urbano com a floresta e o mar, e é fruto do tempo em que aqui morou enquanto realizava pesquisa pós-doutoral no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio. Na mesma seção, Quilombo Cafundá Astrogilda é uma entrevista com Maria Lucia Mesquita, presidente do Quilombo, em que conta a história de reconhecimento e luta pela preservação de um espaço da Mata Atlântica ambicionado pela especulação imobiliária.

O reitor da PUC-Rio, Pe. Josafá Carlos de Siqueira, concedeu aos editores deste número uma Entrevista sobre seu trabalho como pesquisador e ambientalista, cujo trabalho vem contribuindo para a consolidação do campus da PUC-Rio como um espaço sustentável e de referência na discussão sobre a preservação ambiental. A íntegra da entrevista está na seção Outros Olhares, onde também está disponibilizada uma bibliografia teórica e de Literatura Infantil e Juvenil sobre Meio Ambiente.

 

Ecologia, meio ambiente, sustentabilidade, preservação, sociedade, história, natureza são algumas das palavras-chaves que estão presentes nos diversos textos desta edição da Revista Cátedra Digital. Que ecoem com a força necessária ao cuidado ambiental que se requer cada vez mais.

 

Gilda Carvalho – Diretora do iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura

Rogério Ribeiro de Oliveira – Diretor do Departamento de Geografia e Meio Ambiente

Entre em contato!

Tem algumas dúvida? Gostaria de entrar em contato conosco? Deixe aqui sua mensagem!

Enviando

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea - Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Cep: 22451-900 - Cx. Postal: 38097 | Telefone: (55 21) 3527-1001

PUC-RIO © 1992 - 2018. Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?