A Revista Cátedra Digital é a publicação periódica oficial da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, lotada no iiLer – Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e que compartilha, através de meios digitais, as realizações dos parceiros RELER (Rede de Pesquisa Avançada em Leitura), de convidados e colaboradores de todo o Brasil e América Latina e Caribe.
Sua primeiira edição ocorre em abril de 2016, ano em que a Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio comemora seus dez anos de atividade ininterrupta, privilegiando a leitura como instância ativa de formação, pesquisa e inclusão.
Tomando parte da ação programática da UNESCO de inclusão social e Educação Para Todos (EPTs), as seções temáticas de cada número dedicam-se a contemplar ações, projetos, estudos e pesquisas de atuação congênere. Assim é que seus primeiros números trataram – em ordem cronológica – de Gênero, Africanidades, Educação de Jovens e Adultos (EJA)/Educação a Distância (EAD) , Lusofonia em LIJ e Literatura Infantil e Juvenil de Etnias Indígenas Brasileiras.
Com o foco voltado para as questões que interessam às Teorias da Leitura, às Práticas de Leitura e à Formação de Leitores, a Revista Cátedra Digital trabalha com Conselho editorial e consultivo de especialistas nacionais e internacionais associados ao iiLer e à RELER e, através de seleção e apresentação de pesquisas, trabalhos e atuações, busca privilegiar e dar visibilidade aos conceituais e ferramentas formativas e de análise que articulam, enfeixam e consubstanciam todo esse amplo, complexo e essencial campo de estudo chamado Leitura.
Conselho Editorial do iiLer