São Tomé da Cátedra

A parceria do Instituto Interdisciplinar de Leitura (iiLer), com o Departamento de Artes e Design, no que diz respeito ao Convênio que aquele Departamento mantém com a UNICEF, para atendimento a São Tomé e Príncipe, foi iniciada em 2014, por iniciativa dos pesquisadores dedicados ao convênio, que buscaram o iiLer como referência para atendimento de uma demanda específica na área de registro da memória cultural daquele país.
Em 2014, ocorreu também o 1º Curso de Formação de Técnicos e Educadores das escolas santomenses na PUC-Rio, quando o iiLer foi convidado a fazer uma apresentação de suas atividades e serviços.  Do encontro participaram, além dos educadores, representantes da UNICEF e do Ministério da Educação de São Tomé e Príncipe.
sao-tome-catedra
Na ocasião, foi feita uma explanação do trabalho do iiLer, e de sua constituição, objetivos e serviços oferecidos. Além disso, foi feita uma visita guiada às instalações do iiLer, destacando-se a Biblioteca de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil. Ao final, uma rápida atividade cultural, demonstrou o nosso entendimento sobre uma prática de Leitura.
Desde então, o iiLer vem contribuindo para a consolidação de uma biblioteca com acervo de literatura brasileira, em São Tomé e Príncipe. Numa primeira investida, atingiu-se a marca de mais de 600 títulos doados àquele país. Um projeto de pesquisa, na linha específica de “Africanidades”, foi submetido ao CNPq, para o desenvolvimento de um trabalho de dinamização deste acervo e implementação definitiva da biblioteca. Embora não contemplado, o projeto segue em linha de captação de recursos
Em 2015, quando do 2º curso de imersão pedagógica dos Educadores à PUC-Rio com o Departamento de Artes e Design, tivemos uma oportunidade de estreitar ainda mais os laços, tendo realizado uma manhã de atividades de leitura, demonstrando, na prática, as melhores estratégias para estimular a leitura nas escolas e as práticas utilizadas na formação e mediação com alunos leitores.
                                                        
O encontro incluiu sessão de contação de histórias – daqui e de lá –, apresentação dinamizada dos participantes, saudação do então Diretor do Instituto, prof. Luiz Antonio Coelho, e uma pequena intervenção da profa. Eliana Yunes, sobre Leitura. Uma nova visita foi feita às instalações do iiLer, novamente com destaque à Biblioteca e, finalizando, um momento de confraternização quando foi possível uma dinâmica com música e cantos santomenses.

©2016 Cátedra Unesco PUC-RIO de Leitura - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?