Especial Cátedra 10 Anos

Maria Helena Ribeiro

 

 

O iiLer ― Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio ― comemorou os Dez Anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, durante todo o ano de 2016. Uma extensa e prazerosa pauta de atividades na área de Leitura, Literatura e de formação de leitores foi realizada, de abril a novembro, compartilhando a festa com jovens, crianças, alunos da PUC e das Escolas do entorno, professores, bibliotecários, pesquisadores, enfim, comunidade acadêmica e público em geral.

 

Para o 1º evento da programação de aniversário da Cátedra convidamos pesquisadores, especialistas, professores, educadores, artistas e público em geral, da PUC Rio, de parceiros e demais instituições amigas e, juntos, festejaremos a aquisição de ferramentas importantes de apoio ao trabalho em prol da Leitura.  Memórias, Exposições, Exibição de Filmes, Contação de Histórias, Lançamentos de Livros, Revistas e novos sites, espetáculos teatrais, distribuição de livros, palestras e debates, varais de poesias foram os principais eventos desses meses de comemoração, atraindo um público assíduo e interessado.

 

Inauguramos no dia 28 de abril de 2016, às 17:00, no Anfiteatro Junito Brandão, três mídias importantes para o ingresso definitivo da Cátedra nas Redes Sociais a Revista CÁTEDRA DIGITAL, o Site Oficial da Cátedra UNESCO  de Leitura e a Biblioteca Digital da Cátedra (esta com a belíssima iniciando com Exposição Virtual Cátedra 10 Anos:  Da Letra, do Corpo, do Mundo)

 

A Revista Digital e do Site Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, inauguraram um novo momento, tornando mais visíveis nossos trabalhos e projetos, e iniciando uma rede de comunicação e de divulgação dos projetos que desenvolvemos e dos que recomendamos.

 

Em maio, realizamos uma EXPOSIÇÃO VIRTUAL E INTERATIVA DE FOTOGRAFIAS dos momentos importantes e marcantes, eventos, cursos, projetos e pessoas desses 10 Anos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, e a BLITZ DA LEITURA – VARAIS DE POESIAS NO BOSQUE, COM 150 POESIAS De autores renomados e poetas iniciantes sobre a natureza e o meio ambiente. O Varal foi inaugurado com a apresentação do poeta Manoel Herculano.

 

banner-face

 

No dia 24 de maio, foi realizada uma MESA REDONDA, com o MÚLTIPLAS LEITURAS DA “LAUDATO SI”, comemorando também um ano da publicação encíclica. Aconteceu no Auditório do CTC e contou com a presença de Professores de diferentes formações e áreas: Pe. Josafá – Reitor da PUC Rio (Geógrafo), Prof./Doutor Roberto Da Matta (antropólogo) e Prof. Doutor Alessandro Rocha (Teólogo e Filósofo), Diretor do Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio, que fizeram suas leituras e comentários, sob a Coordenação da Profa. Eliana Yunes.

 

laudato

 

Em junho, abrimos o mês com “Livros ao léo…”, atividade que espalhou mais de cem livros pelos principais pontos de estudo e de encontro do campus, com o intuito de que fossem folheados, trocados , mesmo e finalmente, levados por leitores interessados.

 

No dia 17 de junho, no Auditório Anchieta, Meran Vargens apresentou seu espetáculo teatral interativo “Qualquer coisa a gente inventa”, uma espécie de contação de histórias, histórias essas construídas em diálogo e com a participação ativa e criativa da plateia.

qualquer-coisa-a-gente-inventa

cine-leitura4
Chegou a vez do cinema, realizando o CINE LEITURA, nos dias 29, 30 e 31 de agosto, mais uma atividade dos festejos dos 10 anos da Cátedra.
Em cada dia foi exibido na Sala de Cursos da Cátedra, para 30 participantes, um filme de cunho conceitual ou de interesse, contando com um debate após sua exibição. Na sequência: Narradores de Javé, direção de Eliane Caffé, tendo como debatedores a Prof. Eliana Yunes e o Prof. Cesar kusma; Balzac e a Costureirinha Chinesa, direção de Dai Suie, tendo os debatedores,  professores Alessandro Rocha e Julio Diniz; Palavras e Imagens, sob a direção de Fred Schepisi, com os professores Luiz Antônio Coelho e Sandra Guimarães. Foi uma atividade muito prazerosa, que reuniu pessoas apaixonadas por e conhecedores de cinema.

 

EXPOSIÇÕES NA BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC-RIO: realizamos duas exposições com os livros da biblioteca do iiLer/Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, cuidadosa e criteriosamente selecionados, com o objetivo de mostrar ao público um recorte do acervo de literatura infanto-juvenil existente na Cátedra. A primeira, uma Exposição sobre Folclore, em comemoração ao mês do Folclore, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro; a outra, Exposição de LIJ com itens do acervo bibliográfico da Cátedra, no período de 03 a  14 de outubro.

 

VII ENCONTRO NACIONAL CÁTEDRA UNESCO DE LEITURA PUC-RIO

O Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio ― iiLer ― promoveu, nos dias 06 e 07 de outubro de 2016, o VII Encontro Nacional Cátedra UNESCO da PUC-Rio, no Campus da PUC-Rio, Gávea, Rio de Janeiro.

 

O encontro contou com a presença de especialistas, atualmente associados à RELER – Rede de Estudos Avançados em Leitura -, e vinculados às Universidades dos estados brasileiros –  RJ, PE, GO, ES, MG, PR, SC, RS, que avaliaram as ações até aqui empreendidas pela RELER, planejaram sua adequação ao novo momento da Cátedra UNESCO de Leitura (dada a sua inserção ao iiLer), bem como as implicações de sua expansão em nível regional e nacional.

reler

 

Reunidos na PUC-Rio, os pesquisadores assinaram um documento acordando em adotar, para o ano de 2017, um planejamento de ações que fortaleçam as parcerias e viabilizem a convergência e a visibilidade de projetos de pesquisa em desenvolvimento em diversas Universidades brasileiras.
E assim, estamos encerrando as comemorações dos 10 Anos da Cátedra UNESCO de Leitura, deixando um gostinho de saudade e de “quero mais”, pois foram momentos de grande emoção, prazer e de confraternização, quando, unidos, efetuamos prolíficas e reflexivas trocas de práticas leitoras usuais e singulares de nosso dizer e fazer.

revista

 

©2016 Cátedra Unesco PUC-RIO de Leitura - Todos os direitos reservados

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?